Clínica Satto

 

 

O processo de Orientação Profissional

A Orientação Profissional destina-se a qualquer pessoa que esteja enfrentando problemas relacionados à carreira profissional. Atualmente a maior procura pelo serviço é de jovens que estão terminando o ensino médio e estão

indecisos quanto à escolha do curso de formação superior.
O conceito de OP (Orientação Profissional) passou por uma série de mudanças ao longo dos anos, sendo que atualmente o orientador não tem o objetivo de traçar um perfil do orientando para recomendar as áreas profissionais mais indicadas a ele, mas sim abordar autoconhecimento, conhecimento dos processos individuais de escolha, conhecimento acerca do Mundo do Trabalho e estereótipos, facilitando assim a escolha da área profissional de maneira mais consciente e segura. Para isso, são utilizados instrumentos como entrevista inicial, testes psicológicos, atividades práticas (dentro e fora das sessões) e diálogos direcionados.
Outro foco da OP é ajudar os indivíduos a enfrentar múltiplas transições em suas carreiras, sejam elas mudanças de área de trabalho, mudanças de cargos e aposentadoria.
Vale ressaltar que o ser humano está em constante processo de mudança, e embora haja algumas cristalizações na vida adulta alguns acontecimentos como: conflito entre valores profissionais e pessoais, perda de aspirações de carreira, nascimento de um filho, desemprego, casamentos, entre outras, podem levar a necessidade de mudança na carreira, o que muitas vezes vem acompanhada de insegurança, ansiedade e dificuldade em se adaptar.

Ana Carolina Donadon Rios
Psicóloga Clínica - Especializanda em Neuropsicologia
CRP 06/95048

Clínica Satto

Endereço - Clínica Satto

© 2020 Todos direitos reservados. - Clínica Satto - Odontologia, Psicologia e Arteterapia.

By DNT Online